Metodologia

Metodologia de processamento da bases de dados espectral de TVWS

Esta seção apresenta as bases de dados oficiais utilizadas e a metodologia de processamento aplicada pelo projeto para estimar, com precisão técnica e regulatória, a disponibilidade e o potencial de uso do espectro de TV White Space (TVWS) no Brasil. O estudo informa a viabilidade e as estratégias de implantação de novas soluções de conectividade.

Fontes de dados

A construção dessa base de dados utiliza de dados públicos e geoespaciais fornecidos por fontes governamentais brasileiras listadas abaixo:

Dados Geoespaciais e Malha Municipal

Fonte: IBGE

IBGE Fornecimento da base cartográfica e dos limites geográficos (municípios, UFs) para realizar análises e visualizações espaciais precisas do espectro.

Plano Básico de TV Digital (PBTVD)

Fonte: ANATEL

Mapeamento e classificação dos canais de TV digital ocupados e protegidos, essenciais para determinar os Canais Vagos (TVWS) disponíveis por região.

 

Plano Básico de TV Digital (Índice Brasileiro de Conectividade (IBC)PBTVD)

Fonte: ANATEL

Utilizado em análises cruzadas como indicador socioeconômico de infraestrutura, permitindo contextualizar a demanda por conectividade em áreas específicas.

 

Cobertura Agrícola

Fonte: ANATEL

Indicador extraído do IBC que permite avaliar a demanda por conectividade em áreas agrícolas.

Base de Dados

Plano Básico de TV Digital (PBTVD)

Dados Geoespaciais e Malha Municipal

Índice Brasileiro de Conectividade (IBC)

Cobertura Agrícola

Finalidade no projeto

Mapeamento e classificação dos canais de TV digital ocupados e protegidos, para determinar os Canais Vagos (TVWS) disponíveis por região.

Fornecimento da base cartográfica e dos limites geográficos (municípios, UFs) e dados socio economicos para realizar análises e visualizações espaciais precisas do espectro.

Utilizado em análises cruzadas como indicador socioeconômico de infraestrutura, permitindo contextualizar a demanda por conectividade em áreas específicas.

Indicador extraído do IBC que permite avaliar a demanda por conectividade em áreas agrícolas.

Metodologia de processamento

O processamento dos dados foi dividido em etapas que transformam as bases oficiais em informações estratégicas sobre a disponibilidade de espectro.

Processamento e enriquecimento de dados de transmissores de TV
  • Processamento Geoespacial: Preparação e integração dos dados geoespaciais e dos limites municipais.

 

  •  Contorno Protegido: O cálculo do contorno protegido de cada estação licenciada é realizado para demarcar as áreas onde o uso do TVWS é restrito, prevenindo interferências.

 

  • Identificação de Canais Livres: Com base no PBTVD, cada canal é categorizado conforme seu respectivo status. Os canais considerados ocupados são os seguintes: 
  •  
    • TV-C1  – Canal Outorgado – Aguardando Ato de RF
    • TV-C2 – Canal Outorgado – Aguardando Dados da Estação
    • TV-C3 – Canal Aguardando Licenciamento
    • TV-C4 – Canal Licenciado
    • TV-C7 – Aguardando Ato de RF
Estimação de Taxa de Dados e Potencial de Banda

A disponibilidade de canais vagos é usada para calcular a Banda Total Disponível (em MHz) por localização pixel.

  • Curvas LTE para Throughput: Para a estimaiva de taxa de transferência (vazão da rede) foi utilizado uma curva LTE com Relação Sinal-Ruído (SNR) de 0, 8 e 16dB na equação de Shannon para determinar a Taxa Mínima, Média e Máxima de dados.
Análise cruzada
  • Integração de Indicadores: Os resultados da disponibilidade de canais são integrados com filtros de indicadores socioeconômicos (IBC, IDH, Cobertura Agrícola) e regiões geográficas.

 

  • Visualização: O resultado final é um mapa de calor que mostra a distribuição da disponibilidade de canais livres no Brasil, permitindo a análise cruzada por diferentes filtros.

 

  • Distribuição Cumulativa: A análise conclui que uma parcela significativa da área total do Brasil apresenta uma alta disponibilidade de espectro, com mais de 80% da área total possuindo acima de 40 canais livres.

O conteúdo do site fiquespectro.com.br é disponibilizado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional , exceto nos casos em que condições ou restrições adicionais sejam explicitamente indicadas na página correspondente.